domingo, 2 de agosto de 2009

TRILHAS


Engenho da Vitória
Com aproximadamente 2:00hs de caminhada chegamos ao Engenho da Vitória. A grandiosa construção às margens do Rio Paraguaçu encontra-se hoje em ruínas, mas pode ser visitada em seu interior que encontra-se em relativo estado de conservação. A paisagem à beira do rio Paraguaçu é belíssima. O engenho fica no pequeno povoado da Vitória com algumas casas de pau a pique e com uma comunidade que vive da pesca e da agricultura.
O passeio pode ser feito também de barco, caiaque ou de bicicleta pela trilha.




















Caboclinho/Boa Vista/Belém/Capoeiruçu/Pedra do Cavalo/S. Félix
Para fazer essa trilha necessitamos de um dia. De bicicleta é bom sair de Cachoeira antes das 7:00hs da manha, pois há um longo trecho de subida. Após estradinhas de terra, pequenos povoados, paradas para banho e lanche chegamos ao pequeno povoado de Belém, localizado na zona rural e distante de Cachoeira a 8 km. No povoado há uma igreja do séc. XVII. A próxima parada logo após Belém é Capoeiruçu, outro povoado de Cachoeira à beira da BR 101. Descemos a BR pelo acostamento e paramos para avistar a bela paisagem da Pedra do Cavalo. Em seguida pegamos um acesso para a cidade de S. Félix, paramos para um banho no rio Paraguaçu e beirando este rio pela rua de paralelepípedo voltamos até a ponte metálica que liga S. Félix à Cachoeira.
Igreja em Belém

Capoeiruçu

Descida pela BR 101. 3 km de ladeira em diração à ponte da Pedrta do cavalo

Vista do Rio Paraguaçu da ponte Pedra do Cavalo


Cachoeirinha de Muritiba
Esse passeio/trilha leva também um dia. É necessário levar bastante água e frutas.
De Cachoeira atravessamos para a cidade de S. Félix. Subimos uma grande ladeira e somos acompanhados por paisagens belíssimas. Do alto avistamos a bela cidade de Cachoeira e somos acompanhados pelo singelo acervo histórico das casinhas de S. Félix. Chegamos ao famoso “presépio” de onde avistamos a cidade de Cachoeira. De lá temos a vista contrária, pouco visitada por turistas. Ao fim da subida avistamos o Rio Paraguaçu e seguimos por uma estradinha de terra cercada por pequenas propriedades e belas árvores. Estamos na cidade de Muritiba. Com aproximadamente 30 min. de caminhada, atravessamos a linha do trem e chegamos à Cachoeirnha.

Ponte D. Pedro - Liga Cachoeira à S. Félix

Vista de Cachoeira da cidade de S. Felix (estrada para Muritiba)

Vista de Cachoeira de ladeira de S. Felix a caminho da cachoeirinha

Vista do rio Paraguaçu da estradinha de terra na ida à cachoeirinha

Estradinha a caminho da cachoeirinha

Crianças cortam lenha na entrada da cachoeirinha

Cachoeirinha

Cachoeira do Vila Real
Esse passeio pode ser feito de Bicicleta e dura aproximadamente um dia. Distantes de Cachoeira há aproximadamente 7 km, atravessamos uma porteira e após uma pequena trilha chegamos à bela cachoeira do Vila Rial, de águas com cor de ferro.
Levada
Esta é uma “trilha urbana”, pois a cachoeira da Levada fica dentro da cidade de Cachoeira. É composta por poços, pequenas quedas d´água e por uma trilha de fácil acesso. O ponto principal é a Queda da Mãe D’água. Na Levada há também as ruínas do primeiro terreiro de candomblé do Brasil, o Ventura.

Japonês
Esta queda d´água também fica na área urbana de Cachoeira. O percurso pode ser feito pela área urbana ou por uma propriedade particular. O passeio guarda aventuras, como atravessar a ponte da linha do trem, de aproximadamente 80 metros de altura.
caminho para o Japonês

Cachoeira do Sinuca
Esta cachoeira fica no caminho para a cidade de Maragogipe. Pode-se chegar a ela de bicicleta ou de carro pela estrada que liga S. Felix à Maragogipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário